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Em 2023, 92,5% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet, o equivalente a 72,5 milhões de lares conectados, segundo o IBGE. O dado reforça a importância da conectividade como um dos pilares da sociedade contemporânea — e, no Dia Mundial das Telecomunicações (17 de maio), o tema ganha ainda mais evidência como motor de transformação e diferencial competitivo para empresas em todo o país.

Mais do que aproximar pessoas, as telecomunicações impulsionam a digitalização dos negócios, viabilizam inovações e sustentam operações estratégicas. Com a chegada do 5G — que já ultrapassou 42 milhões de acessos no Brasil, segundo a Anatel —, esse papel se torna ainda mais relevante, ao permitir maior velocidade, menor latência e conectividade massiva de dispositivos. “A chegada do 5G tem causado uma transformação nas empresas, permitindo operações mais eficientes e produtivas”, afirma Eduardo Meirelles, COO da Dot a Dot, empresa especializada em soluções de conectividade e TI com atuação em toda a América Latina.

Para Meirelles, o setor evoluiu de forma expressiva nos últimos anos, adotando soluções como redes de fibra óptica, SDN, nuvem, IoT e inteligência artificial. “Hoje, temos boa parte de nossas operações automatizadas. Como diferencial, respondemos pedidos de viabilidade em até 24 horas corridas, nosso atendimento nível 1 é realizado por IA, utilizamos realidade aumentada e reduzimos em 60% o acionamento de técnicos de campo”, explica.

Apesar dos avanços, contratar serviços de telecomunicações no Brasil ainda é um desafio para muitas organizações. Burocracia, instabilidade e limitações na infraestrutura das grandes operadoras impulsionam o crescimento dos ISPs (provedores regionais), que oferecem atendimento mais próximo, ágil e personalizado. “Na Dot a Dot, conseguimos oferecer atendimento 24h com disponibilidade total, todos os dias do ano, inclusive com proatividade: quando identificamos um incidente, já estamos atuando antes mesmo do cliente entrar em contato”, destaca Meirelles.

A conectividade também tem ganhado protagonismo no cenário global como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as tecnologias digitais beneficiam diretamente 70% das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso reforça a necessidade de enxergar a conectividade não apenas como estrutura técnica, mas como um recurso estratégico de inovação e impacto social.

A Dot a Dot aposta nesse modelo ao simplificar a jornada dos clientes, especialmente aqueles que precisam escalar com agilidade. Um dos diferenciais da empresa é a possibilidade de consolidar toda a operação de telecomunicações — muitas vezes pulverizada entre diferentes fornecedores — em um único ponto de contato e uma única fatura. Isso reduz custos operacionais, facilita o controle financeiro e desonera o cliente da complexidade da gestão. “Nosso papel é entender as dores do cliente — seja na gestão do parque de TI ou na fragmentação de contratos e faturas — e assumir a responsabilidade por toda a operação de telecom e TI, para que ele possa focar no seu negócio”, diz Meirelles.

No Dia Mundial das Telecomunicações, o executivo deixa um alerta às empresas que ainda tratam conectividade apenas como uma plataforma operacional: “não é só sobre infraestrutura. Estamos falando da base para transformar negócios, melhorar a produtividade e conectar o futuro”, finaliza.

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