Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios

Muitos executivos, profissionais liberais, empresários, líderes sindicais e outros em destaque nos meios em que atuam, desejam se comunicar com os seus públicos, por meio da imprensa.

O que é uma ótima ideia, porque a grande imprensa – como chamamos -, tem um alcance inimaginável, dependendo do veículo no qual se pretende falar. Por meio da imprensa é possível divulgar ideias, projetos e iniciativas que podem esclarecer a população e até mesmo mudar os rumos de uma sociedade.  O conhecimento divulgado e disseminado para um grande público é capaz de formar opinião favorável sobre as causas que se defende ou se deseja implantar.

Já vivi e presenciei muitas histórias de conquistas e mudanças de rumo da sociedade, por meio de ações e atuações da mídia.  Também já acompanhei pessoas de muito conhecimento e competência que estavam com seus talentos escondidos e, por meio de um eficiente trabalho de comunicação, via imprensa, se tornaram reconhecidas pelos seus pares e renomadas na sociedade, e o melhor: conseguiram emplacar as suas ideias, aprovar seus projetos, vender seus produtos e ganhar muito dinheiro.

Que bacana! É mágico! Existem centenas de veículos de comunicação na grande imprensa, é só escolher um, se encaixar na programação  e fazer sucesso?

Calma. Parece, mas fazer sucesso na mídia não é tão fácil. Existem algumas trilhas que precisam ser percorridas. E, ás vezes, a caminhada é árdua, exige paciência, disponibilidade de tempo, e até mesmo alguns sacrifícos… mas nada que não se possa fazer. O fundamental é querer e se deixar orientar por quem conhece os atalhos.

Vamos abreviar:

Primeiro passo: é preciso ter conhecimento e competência em algum assunto – dominá-lo mesmo, sob todos os ângulos e aspectos, a ponto de se tornar invulnerável  a qualquer ataque de jornalistas – sejam eles bem intencionados e mal informados; ou bem informados e mal intencionados. Existe de tudo.

Segundo passo: querer, e até mesmo precisar, comunicar um assunto – certo que ele trará algum benefício para um grupo de pessoas, ou para a sociedade como um todo. Quanto maior for o alcance do tema, mais chances você terá de “entrar” na grande imprensa.

Terceiro passo: precisa fazer um bom texto, pequeno – aviso de pauta – ou mais elaborado – artigo – para enviar à mídia e chamar a atenção dos jornalistas. Aí também existem alguns segredos que precisam ser considerados, tais como: objetividade, clareza, ordem de exposição das ideias, título chamativo e esclarecedor, finalização adequada e outros.

Quarto passo: ter uma boa comunicação escrita e verbal. Na mídia escrita, o jornalista é o seu canal de comunicação e, por isso, ele precisa entender bem o asunto e “comprar” as suas ideias sobre a importância da divulgação. Na mídia eletrônica – onde se incluem televisões, rádios, blogs, podcasts e outros -, você é o próprio canal de comunicação. Toda a responsabilidade do sucesso ou fracasso  da iniciativa depende de sua performance. Ui…

Quinto passo: lembre-se sempre de que todos, disse todos os veículos de comunicação, vivem de audiência  – é ela que traz patrocinadores, sucesso, renome e permanência do canal e/ou do veiculo no ar. Portanto, da mesma forma que você quer divulgar seus temas e fazer sucesso, a imprensa precisa de fontes capazes de manter a audiência e qualidade de suas informações. É uma via de mão dupla. Quanto melhor você for, mais sucesso fará, mais audiência atrairá, e mais os veículos de comunicação – da grande e pequena imprensa – irão te procurar.

Do contrário, você irá derrubar a audiência do veículo, os jornalistas irão te odiar e você nunca – nunca mais – será convidado a participar de nenhum programa, por melhor e mais insistente que  seja a sua assessoria de imprensa…. eu já vi isso algumas vezes.

E os seus artigos – tão especialmente elaborados – se não estiverem de acordo com os padrões midiáticos irão para a lixeira, literalmente. Triste mais real.

Temos outras dicas importantes sobre comunicação e atuação na mídia para te dar. Aguarde os próximos trabalhos. Acesse o site da De León Comunicações (www.deleon.com.br) .

Até breve.

Lenilde Plá de León

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