Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios

Um levantamento interno da Conta Simples, principal software de gestão financeira para empresas do Brasil, aponta para uma aceleração na maturidade das pequenas e médias empresas no Brasil, com um aumento de 51,6% no número de companhias que utilizam ativamente a plataforma no último ano. A alta, que supera o crescimento de 37,6% da base total de mais de 35 mil clientes da fintech, revela uma demanda crescente do mercado por personalização. Para atender essa necessidade a fintech anuncia uma nova evolução da sua plataforma, a qual ajudará empresas a economizarem centenas de milhões no próximo ano. 

Dentre as inovações está o novo sistema de comprovação de despesas multicanal que permite a anexação de recibos e notas fiscais diretamente pelo WhatsApp, além da possibilidade das equipes aprovarem pagamentos via Slack. A automação se estende por funcionalidade como pagamento em lote e integrações nativas aos principais ERPs do mercado — como Omie, SAP B1 e Oracle NetSuite —, eliminando o trabalho manual que pode consumir até 29 horas semanais das equipes. 

“A dor do financeiro não é universal; ela tem nuances. As empresas atingiram um nível de sofisticação que exige que as ferramentas certas se adaptem a elas, e não o contrário”, explica Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples. “Quando você oferece um sistema que se molda às políticas de gastos e à cultura dos negócios, você se torna parte da operação estratégica”, afirma o executivo. 

Segundo Tognini, enquanto negócios nativos digitais buscam ferramentas para escalar com velocidade, companhias com operações mais estruturadas priorizam governança e controle financeiro. Esse movimento é reforçado pelo comportamento dos usuários, o qual 84% dos clientes da fintech com o perfil de negócio mais complexo, por exemplo, já utilizam múltiplos cartões corporativos, e 65% deles atrelam os cartões a diferentes centros de custo, criando um sistema de gestão sob medida para sua operação.

Pensando nisso, essa nova atualização do produto entrega inteligência na palma da mão dos gestores, com a ferramenta de AI Insights também disponível no celular para análises personalizadas dos gastos. “Acreditamos que o futuro do financeiro é automatizado — processos que rodam sozinhos, decisões baseadas em dados e times focados em estratégia, não em planilhas. Por isso, estamos entregando poder na mão de quem faz, de empresas que estão transformando suas categorias e criando uma nova economia baseada em ferramentas modernas e tecnológicas – como a Conta Simples”, conclui Tognini.

Eficiência na prática

Dentre as corporações que vivenciam essa evolução está a INSIDER, marca referência em tecnologia têxtil e sustentabilidade, que utiliza a plataforma da Conta Simples para adaptar o controle financeiro à velocidade de sua operação. Ao centralizar seus processos de gestão na fintech, a startup ganhou eficiência e controle para gerenciar um alto volume de despesas, desde o pagamento de fornecedores até o pagamento de suas campanhas de marketing.

“O processo para criar produtos de alta tecnologia como os da INSIDER é complexo. A última coisa que precisamos é que a burocracia financeira freie nossa velocidade e criatividade”, afirma Yuri Gricheno, CEO e cofundador da INSIDER. “A Conta Simples nos oferece uma infraestrutura financeira que funciona na mesma velocidade do nosso negócio. A plataforma nos devolve o foco no que realmente importa: nossos produtos e clientes. Fazer uma camiseta é complexo; com eles, fazer as finanças não precisa ser”, conclui.

A flexibilidade para se adaptar a diferentes modelos de negócio é um dos pontos centrais da nova atualização. Para a INSIDER, o impacto foi direto, principalmente ao resolver o desafio de escalar a operação sem aumentar a complexidade interna. “A parceria com a INSIDER é a prova da nossa tese de que, quando a gente se adapta e simplifica a vida financeira do cliente, o impacto no negócio se multiplica”, finaliza Tognini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *