Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios


 Embora falte pouco mais de um mês para 2026, pesquisa aponta que mais da metade das companhias pretende ampliar o time ainda este ano
 

Enquanto muitas pessoas contam os dias para desacelerar, o mercado de trabalho brasileiro segue em movimento e rápido. A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup aponta que 53% das empresas planejam contratar no último trimestre do ano, desafiando a ideia de que está é uma época de pausa para o RH. 

“A corrida por novos profissionais nesta reta final de 2025 é um reflexo direto de um cenário mais competitivo e de um planejamento corporativo que não pode esperar até janeiro. Se antes dezembro era sinônimo de processos seletivos esvaziados, hoje ele se tornou uma oportunidade estratégica para garantir que equipes comecem o próximo ciclo completas, produtivas e sem gargalos de última hora”, destaca Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAÍ.

As empresas buscam cada vez mais reduzir o “apagão de talento” do início do ano, quando a concorrência pelos melhores candidatos aumenta, o volume de demandas retorna com força e o tempo de contratação se estende, muitas vezes atrasando metas do primeiro trimestre. Contratar agora significa virar o ano pronto para executar.

Um fator determinante para que haja tempo hábil é a tecnologia. Plataformas de recrutamento baseadas em inteligência artificial tornaram possível realizar triagens, avaliações e entrevistas em larga escala com mais agilidade, precisão e menor custo, mesmo em períodos tradicionalmente mais atribulados, como o fim do ano.

E se é para facilitar, hoje já dá até para entrevistar candidatos pelo WhatsApp; é o propõe a DigAÍ, que conduz entrevistas em texto e áudio, analisa respostas e gera insights e rankings automáticos para recrutadores, além de oferecer feedback instantâneo aos candidatos. A empresa também desenvolve soluções voltadas à gestão de pessoas, relacionamento com clientes e operações internas.

Com o suporte dessas tecnologias, empresas conseguem manter os processos ativos mesmo em períodos menos convencionais, o que pode ser uma vantagem e tanto. Dezembro costuma trazer um perfil de candidatura muito valioso, com profissionais que estão repensando a carreira, dispostos a mudanças e atentos às oportunidades que surgem quando a concorrência diminui.

“O movimento de antecipar as seleções demonstra maturidade de gestão, visão estratégica e a compreensão de que equipes bem estruturadas são o maior impulsionador de resultados, sobretudo no primeiro trimestre, período crítico para metas, lançamentos e consolidação de projetos”, finaliza Pedrosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *