Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios


Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho marca regulamentação há mais de 50 anos. Evitar afastamento é garantir segurança dos colaboradores

A prevenção de acidentes de trabalho é fundamental, tanto que no dia 27 de julho é o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Criada em 1972, a data foi escolhida como marca a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho no Brasil. A ideia visa reforçar a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho e conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

Além de garantir a saúde dos colaboradores, o afastamento por acidentes evita a oneração dos cofres públicos. Entre 2012 e 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gastou cerca de R$ 120 bilhões com benefícios previdenciários acidentários, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensões por morte e auxílio-acidente. Isso representa um valor considerável ao longo de uma década, e demonstra o peso desses afastamentos para o sistema. 

Levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é perdido devido a doenças e agravos ocupacionais. Para países em desenvolvimento, esse percentual pode ser ainda maior, chegando a 10%. 

O Senac EAD conta com o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Com papel estratégico na aplicação de tecnologias e ciências que facilitem o entendimento da legislação vigente e do tratamento e apresentação de informações para facilitar as tomadas de decisão, cria soluções inovadoras na utilização de princípios éticos e práticas de gestão de processos e comportamentos, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional. Saiba mais no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *