Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios

Indústria de alimentos e bebidas é o segundo maior mercado entre empreendedores, com faturamentos de até R$ 1 trilhão. O Sudeste lidera a economia do setor, vindo em seguida Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 

Segundo o relatório ‘2025 Small Business Trends‘, da Guidant Financial, cerca de 70% dos empreendedores iniciam os negócios com um aporte inicial acima de U$ 175 mil. Diante da cotação atual do dólar (R$ 5,49), isso significa que abrir um negócio em 2025, no Brasil, beira quase R$ 1 milhão em investimento

Apesar do peso inicial no bolso, apenas 64% dos empresários afirmam ter alcançado lucro. Mesmo com esse cenário, o otimismo permanece. À fim de transformar o negócio em um grande conglomerado até o fim do ano, 51% dos empresários já planejam expandir as operações em 2025, com foco em aumentar as vendas, ampliar a produção ou lançar novos serviços.

Entre os segmentos mais populares para se investir, o ‘setor de alimentos‘ figura como 2º negócio mais empreendido do ranking, atrás apenas do ‘varejo‘. Atuando lado à lado com o setor de bebidas, o faturamento dessa indústria já soma mais de R$ 1 trilhão, aquecendo à 9,98% em arrecadações, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). 

A região Sudeste lidera a economia do setor, com R$ 488 bilhões, seguido pelas regiões Sul (R$ 348 bi), Centro-Oeste (R$ 251 bi), Nordeste (R$ 126 bi) e Norte (R$ 63 bi). Inserido entre os conglomerados que aquecem a economia nordestina, o Grupo Pinguim é um dos cases empresariais que percorreram a trajetória de ‘pequeno negócio’ até expandir as suas atividades como conglomerado de atuação regional, assinando contratos exclusivos com o Grupo Heineken, operando logisticamente o São João de Cruz das Almas e deixando sua marca no Réveillon do VIDAM 24/25. 

Com a simples ideia de criar um depósito de bebidas com delivery 24 horas nos fins de semana, as operações do antigo ‘Pinguim‘ iniciaram em 2017, em um espaço compacto de 40m² na Avenida Paulo VI, em Salvador/BA, com apenas um único funcionário e um motoboy. Sobrevivendo a retração avaliada em R$ 24 bilhões para pequenos negócios em 2020, é durante a pandemia que o modelo de negócio do Pinguim ascende com o delivery, atendendo as regiões do Caminho das ÁrvoresPituba,  Itaigara e demais bairros da capital contemplados pela frota de 20 motoboys e 10 funcionários. 

O crescimento acelerado se consolidou com um contrato milionário com o Grupo Heineken Br – renovado até 2028, e exigiu uma reestruturação completa da operação. Em 2022, o negócio assinava exclusivamente como ‘Grupo Pinguim’, agora dividido em três frontes: o Pinguim Iglu, voltado à empório de bebidas, butique de carnes, adega de vinhos e tabacaria; Pinguim Flash, especializado em delivery; e o Pinguim Ice, responsável pelas operações e ativações em eventos.

A virada de chave, após vislumbrar o pequeno negócio se tornar uma grande empresa, chegaria em 2023, com o Festival de Verão de Salvador, parceria que se estendeu até 2025. A partir daí, o grupo assinou operações em eventos como o Bahia Beer (Alagoinhas), Som Festival (Trancoso) e AfroPunk (Salvador), além de estrear o maior paredão de chopp autosserviço do país, com 40 metros de extensão, no Open Bar do Embaixador em Feira de Santana, em um camarote para para 10 mil pessoas e 100% chopp. A marca também esteve à frente de shows como Henrique & Juliano, Festival de Inverno de Morro do Chapéu, além de conduzir a operação exclusiva 100% chopp do Camarote Harém, no Carnaval de Salvador.

Em 2024, o sucesso na operação ‘São João de Cruz das Almas‘, que atendeu 300 ambulantes e mobilizou mais de 80 profissionais, rendeu ao Grupo Pinguim o destaque por assinar a logística do setor em cinco dias de festa. Com a chegada de 1,7 milhão de visitantes para os festejos juninos naquele ano, ficou à cargo do Grupo Pinguim coordenar e atuar frente à uma das maiores e mais receptivas festas juninas do país. 

Após sete anos de história, o Grupo Pinguim assinou mais um novo capítulo da sua história, ao realizar o primeiro evento fora da Bahia, o Réveillon do VIDAM 24/25, um dos maiores do Brasil, que contou com artistas como Gusttavo Lima, Bell Marques e Tomate. A marca segue como referência em operações de chopp à cargo regional, transformando negócios em uma verdadeira experiência de marca, consumo e conexão com o público.

“Essa construção histórica, de transformar um pequeno espaço de 40m² na Avenida Paulo VI em uma marca posicionada, que atende a nível logístico regional, nos enche de orgulho. Não foi fácil, mas nossa assinatura nos acompanha desde 2017, quando tudo começou. E, hoje em dia, nosso compromisso enquanto Grupo Pinguim não mudou. Estamos falando de uma assinatura que carrega entrega e experiências customizáveis para cada um que acreditou em nós. É esse compromisso que nos diferenciou lá atrás e continua nos diferenciando hoje”, conclui Anderson SoaresSócio Fundador do Grupo Pinguim

Enquanto o setor de ‘alimentos e bebidas’ segue entre os mais cobiçados por novos empreendedores no país, o Grupo Pinguim apresenta uma caminhada consolidada desde 2017, após vislumbrar o potencial da indústria. Ao transformar logística em experiência e capitalizar diante da alta demanda do período, a marca assina há sete anos experiências no setor, revelando o potencial de crescimento para negócios bem posicionados nos calendários tradicionais e sazonais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *