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Uma pesquisa recente conduzida pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, revela os principais obstáculos enfrentados por micro e pequenos empreendedores na gestão de seus negócios no Brasil. O estudo, que ouviu 266 clientes da SumUp em todas as regiões do País entre 4 e 27 de junho de 2025, aponta a inflação e o aumento das taxas de juros como os maiores desafios atuais, citados por 31,2% e 30,1% dos empreendedores, respectivamente. Confira os resultados da pesquisa neste link.

A dificuldade em obter empréstimos ou crédito e o controle do fluxo de caixa, fazendo com que o negócio seja lucrativo, são outros dois fatores que recebem destaque, indicados como obstáculos por 16,2% e 5,6% dos entrevistados, respectivamente. Em síntese, a análise da SumUp mostra que a pressão gerada por um cenário econômico instável é grande para empresas de pequeno porte.

No segmento da alimentação, a inflação é a preocupação predominante, afetando 37,5% dos empreendedores. Para as oficinas mecânicas, a alta dos juros é o principal entrave – impacta 50% das empresas consultadas. A dificuldade em obter crédito surge como um desafio relevante para oficinas mecânicas (21,5%), negócios de alimentação (20%) e vendedores de artesanato (20%).

Analisando os negócios de acordo com seus formatos, a pesquisa revela que, para os ambulantes, a inflação é muito preocupante, sendo um problema apontado por 62,5% dos entrevistados; já 33,2% dos que trabalham em casa e 30,6% dos que possuem pontos físicos acham que a maior dificuldade é a alta dos juros.A pesquisa também destaca a variação dos desafios conforme a localização geográfica.

Empreendedores do Sul do Brasil, por exemplo, veem a inflação como o maior desafio (50%), enquanto no Norte, a dificuldade em obter crédito se sobressai como a maior preocupação (40%). Na região Nordeste, a alta dos juros é o principal obstáculo (35,1%).

Apesar do cenário complexo e da percepção de que gerenciar um negócio está mais difícil hoje do que no passado – uma visão compartilhada por quase 74,8% dos entrevistados –, os micro e pequenos empreendedores demonstram notável resiliência e otimismo. Apenas 32% se mostram pessimistas com as vendas para este ano em comparação a 2024, contra 68% que mantêm expectativas otimistas ou neutras.

Novas estratégias
Para enfrentar o restante do ano de 2025 tendo em vista um cenário mais desafiador, as estratégias dos clientes da SumUp focam na digitalização e na otimização dos meios de pagamento. A digitalização é uma prioridade: mais da metade (54,5%) quer aumentar sua presença nas redes sociais, e 85% planejam manter ou aumentar suas vendas online.

A atenção à tecnologia também é evidente, com 75,2% dos empreendedores planejando manter ou aumentar o foco em inteligência artificial para enfrentar desafios de gestão.

Pagamentos
Uma parcela significativa, 84,2%, planeja manter ou aumentar o uso de cartão de crédito para a compra de insumos, buscando a comodidade que esse meio oferece. Da mesma forma, 78,6% dos entrevistados pretendem manter ou aumentar a quantidade de vendas parceladas, reconhecendo o cartão como uma ferramenta essencial para seus consumidores. A aceitação do Pix continua em ascensão, com 56,8% da amostragem em busca de aumentar o uso dessa solução de pagamentos instantâneos, e apenas 3% com a intenção de diminuir ou não adotá-lo. No que se refere à relação com instituições financeiras para empréstimos, a pesquisa revela uma cautela em relação ao crédito externo, com 50% dos entrevistados indicando a intenção de diminuir ou não implementar estratégias de captação de empréstimos.

“A pesquisa da SumUp oferece um panorama claro dos desafios e da notável capacidade de adaptação dos micro e pequenos empreendedores brasileiros”, afirma Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina. “É inspirador verificar como, mesmo diante de um cenário econômico adverso, eles buscam soluções inovadoras, como a digitalização e o uso estratégico de meios de pagamento, para garantir a sustentabilidade e o crescimento de seus negócios.”

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