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Levantamento com mais de 4 mil respondentes mostra que jovens, solteiros e mulheres são os que mais consideram a data para comprar carro ou moto

A Black Friday tem potencial de impulsionar as vendas do setor automotivo em 2025 no Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, a data tende a influenciar diretamente a decisão de compra de veículos para a maioria dos consumidores. 

A pesquisa, realizada nos dias 22 e 24 de outubro com mais de 4 mil participantes usuários da plataforma, revelou que 38,27% dos respondentes consideram a Black Friday “muito importante” para antecipar ou adiar a aquisição de um carro ou moto. Outros 16% classificam a data como “importante”, enquanto 13,39% consideram “pouco importante” e 32,35% como “nada importante”.

O estudo também identificou quais são os perfis de consumidores que tendem a considerar o período promocional mais relevante para adiar ou antecipar a compra do seu veículo. Entre os que consideram a data como “muito importante”, destacam-se os jovens de 18 a 24 anos (54,10%), seguidos por solteiros (51,40%), mulheres (50,90%) e homens (42,10%). Já os casados (39,60%) e o público maduro, com 55 anos ou mais (33,50%), aparecem em menor proporção. 

Por outro lado, entre os que consideram a data como “nada importante” na decisão de antecipar ou adiar a compra de um veículo, o destaque vai para o público maduro, com 55 anos ou mais (34,80%), seguido por casados (30,80%), homens (28,70%), solteiros (18,80%), jovens de 18 a 24 anos (17,70%) e mulheres (12,20%).

“Muitos consumidores, especialmente os mais conectados e atentos às oportunidades especiais, têm organizado suas finanças para aproveitar a Black Friday para concretizar o desejo de adquirir um bem de maior valor, impulsionados também pela proximidade do 13º salário. Essa propensão, somada às ações promocionais que a indústria oferece, tem grande potencial de acelerar as vendas do setor automotivo no período”, afirma Natalia Spigai, CMO da Webmotors.

Sobre a Webmotors

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

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