Influenciadores fitness, acesso à informação e crescimento pós-pandemia aceleram a popularização do consumo de suplementos
O setor global de suplementos alimentares esportivos é uma das áreas que vêm mostrando crescimento constante nos últimos anos. Segundo estudo publicado pela Yourside, a projeção do mercado é que ultrapasse a marca de US$ 239 bilhões até 2028, sendo a Ásia a roda motriz desse crescimento acelerado.
Já no mercado nacional, dados divulgados pela Euromonitor mostram que a receita de suplementos cresceu cerca de 70% entre os anos de 2019 e 2023. Em 2025, o aumento de consumo elevou o Brasil à 3ª colocação no ranking mundial de países que mais consomem suplementos esportivos, logo atrás da Austrália (2º) e EUA (1º). A projeção do mercado nacional é atingir R$ 9,5 bilhões de consumo em 2028 no setor.
Como isso se conecta com a Contabilidade?
Agora, como isso tudo se conecta com a Contabilidade? A Contabilidade é fundamental para o crescimento de qualquer setor, e o mercado de suplementos não é exceção. Com o aumento da receita e da demanda, empresas do setor precisam de uma gestão financeira eficiente. O controle de custos, a análise de lucros e a projeção de receitas são essenciais para que essas empresas possam se planejar adequadamente e aproveitar as oportunidades de crescimento.
Além disso, a contabilidade pode ajudar os empresários a entender melhor o comportamento do consumidor e ajustar suas estratégias de marketing e vendas. Com informações precisas sobre o fluxo de caixa e a rentabilidade dos produtos, é possível tomar decisões mais assertivas que podem impactar diretamente no sucesso do negócio.
Motivos pelo aumento do consumo interno
Um dos grandes catalisadores para o crescimento do setor fitness no Brasil foi a pandemia do vírus da covid-19, muitos brasileiros passaram a repensar seu estilo de vida, hábitos alimentares, sono e atividade física como formas de cuidados preventivos.
Com a maior conscientização da necessidade por cuidado com a saúde, houve também uma expansão de empreendimentos, como academias, estúdios de treinamento funcional e espaços de lazer esportivo, para atender ao aumento da demanda. Com o crescimento da quantidade de empreendimento, houve um aumento também o público consumidor de suplementos com o objetivo de desempenho, recuperação ou suplementação de nutrientes específicos, a nova demanda já não é mais restrita a atletas de alta performance como era anos atrás e sim capilarizada para diversos públicos consumidores, como atletas amadores e idosos.
O terceiro motor da popularização do consumo de suplementos e serviços fitness foi o aumento expressivo de influenciadores do setor, o acesso à informação sobre nutrição esportiva, performance e suplementos, com base em evidências científicas divulgados por influenciadores competentes e confiáveis, deu ao público maior segurança em se aventurar no universo da suplementação com base em conhecimento comprovado.
Alguns obstáculos no caminho
Embora o Brasil seja um grande consumidor de suplementos esportivos, é preciso ainda superar alguns obstáculos. O principal é que, infelizmente, ainda existe muita falsificação de produtos ligados ao mercado de suplementos, para contornar esse problema é preciso comprar suplementos de marcas conhecidas, sempre estar muito atento às marcas suspeitas, promoções que fogem da média do mercado e maior fiscalização governamental.
Produtos mais procurados pelo consumidor brasileiro
Entre os produtos mais buscados no Brasil está a creatina, esse suplemento é reconhecido como um dos mais eficazes para ganho de força, energia e recuperação muscular pós-treino, além de ser o suplemento mais estudado no setor. Sua popularidade é tão grande que versões de maior rendimento, como a creatina 1kg, vêm ganhando espaço entre os consumidores, especialmente aqueles que buscam praticidade e custo-benefício.
O segundo produto mais buscado é o whey, esse suplemento proteico é muito utilizado para que o consumidor atinja a meta diária de consumo de proteína e aumente a sua saciedade sem precisar recorrer a alimentos mais calóricos. A popularidade do suplemento criou uma verdadeira corrida entre marcas em busca do suplemento com maior teor de proteína, sabores mais agradáveis e maior custo-benefício.
Outros produtos que merecem destaque pelo ganho de mercado são os suplementos como glutamina, BCAA, termogênicos, compostos pré e pós-treino, e complexos vitamínicos.
Gestão financeira
Em resumo, o crescimento do mercado de suplementos alimentares esportivos é uma ótima notícia, mas para que as empresas possam colher os frutos dessa expansão, a Contabilidade desempenha um papel crucial. Uma gestão financeira bem estruturada é a chave para navegar em um ambiente competitivo e em constante evolução.
