Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios


Prática de esportes, meditação, terapia e check-ups anuais fazem parte da agenda desses líderes, que priorizam corpo e mente para ter mais foco e clareza  

Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde reforça a importância dos cuidados com o corpo e com a mente como parte de uma vida mais saudável. A data homenageia o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, um dos nomes mais importantes da saúde pública no Brasil. Porém, quando o assunto é o mercado corporativo, pode ser desafiador manter o bem-estar físico e mental em meio às demandas da vida profissional. 

De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, uma sessão de menos de 30 minutos de exercícios já pode virar o jogo, melhorando funções cognitivas, em especial a memória, a atenção e o processamento de informações. Outro aspecto beneficiado é a função executiva, que está ligada ao planejamento, execução e manutenção de tarefas. Os estudiosos analisaram 113 trabalhos científicos publicados entre 1995 e 2023, envolvendo 4.390 pessoas, com idades de 18 a 45 anos. 

Nesse contexto, executivos da Yango TechAcertPixChiefs.GroupNovaHaus e BR Angels compartilham como cuidam da saúde, mostrando que bem-estar e performance profissional podem caminhar juntos. Confira: 

Esporte além da disciplina  

Praticante de tênis e futebol quatro vezes por semana, Guilherme Alvim (35), Head de Desenvolvimento de Negócios da Yango Tech no Brasil, empresa multinacional de soluções B2B baseadas em IA, mantém desde a infância uma relação próxima com a atividade física. “Comecei a jogar futebol aos 11 anos e o tênis entrou na minha vida há seis anos. Sempre fui incentivado pelos meus pais, que desde cedo ressaltaram a importância do esporte para a nossa saúde como um todo”, conta. 

Para ele, o esporte vai além da disciplina: é uma forma de se manter motivado e disposto na vida pessoal e profissional. “O preparo físico contribui diretamente para uma melhor disposição no cotidiano. O descanso e a alimentação saudável acabam vindo como consequência, o que me torna uma pessoa mais centrada e capaz de tomar melhores decisões no meu trabalho”, reforça. Além da prática esportiva, Guilherme dedica tempo diário à meditação. “Começo o dia limpando e organizando a mente e me preparando para os desafios”, conclui. 

Ironman como terapia 

André Azevedo (32) é CEO da AcertPix, empresa que desenvolve agentes de AI para prevenção à fraude, e já foi praticante assíduo do “Ironman”, prova que combina natação, ciclismo e corrida, considerada uma das mais desafiadoras do mundo. “Foram anos de dedicação a um esporte que ajuda tanto a saúde física quanto a mental, funcionando quase como uma forma de terapia para mim”, comenta. 

Hoje, com um filho pequeno, André diminuiu o ritmo, mas segue os cuidados com a saúde. “Meus principais hábitos incluem corrida, natação, musculação, meditação e também terapia”. Durante a pandemia, o executivo se aprofundou em estudos sobre felicidade e se inspirou em um modelo dinamarquês baseado na força das comunidades, descrito no livro “Os Segredos da Dinamarca”, de Helen Russell. “Percebi que estar cercado por pessoas com interesses em comum, amigos, família e grupos com os quais compartilho hobbies, é essencial. Isso me ajuda a manter o equilíbrio e a força para seguir firme no dia a dia”, declara. 

Do happy hour à corrida 

Especialista em futuro do trabalho e CEO da Chiefs.Group, empresa pioneira em C-Levels sob demanda no Brasil, Cris Mendes (45) tem no esporte um balizador importante para decisões da vida pessoal e profissional. “Quando pratico esporte, minha vida flui melhor, meu corpo funciona melhor e minha mente fica mais afiada. Posso afirmar que parte das minhas ideias e dos problemas que resolvo na vida profissional acontecem durante a corrida”.

Praticante de exercícios de forma regular há cerca de 20 anos, hoje a executiva se divide entre exercício funcional três vezes por semana, corrida ao menos duas vezes por semana e andar de bicicleta eventualmente. A profissional conta que atividades físicas tornaram-se tão centrais em sua vida que passaram a nortear desde a escolha de locais para férias, priorizando hotéis que tenham academia ou sejam perto de áreas apropriadas para a corrida, até programações pós trabalho.

“Um fato curioso é que alguns anos atrás, quando eu ia encontrar colegas de trabalho ou amigas, o certo era um happy hour. Agora, muitas vezes isso migra para um encontro de corrida. Isso é um pouco da mudança de mindset que o esporte traz”, reflete. Para cuidar da saúde mental, a profissional é assídua na terapia semanal, há 25 anos. 

Meditação para revigorar 

CEO da NovaHaus, fábrica de produtos digitais de alta performance, Leandro Pires e Silva (41) passou a olhar com mais seriedade para a saúde física e mental depois da morte de seu pai, em fevereiro deste ano. “Me dei conta da fragilidade do nosso corpo e de como uma doença é capaz de nos colocar para baixo e fazer com que percamos muita massa magra em poucos meses”, destaca. 

Desde então, Leandro voltou para a academia e agora tem feito musculação de seis a sete vezes por semana. “Como tenho filhos pequenos, não me sobra muito tempo para praticar outros esportes. Mesmo assim, corro de vez em quando e faço natação junto com a minha esposa. Tenho a sorte de ter uma companheira atleta, envolvida com as Olimpíadas do Judiciário Federal, o que me motiva ainda mais”, relata. 

O executivo também não abre mão dos cuidados médicos: faz acompanhamento mensal com nutricionista e cardiologista, além de realizar check-ups anualmente. Pensando na saúde mental, Leandro faz meditação quatro vezes por semana e, recentemente, retomou a terapia. 

“Havia me esquecido o quanto a terapia nos ajuda a enxergar questões que estavam ocultas. Sobre a meditação, considero essencial para me manter no presente. Li recentemente em uma pesquisa que pessoas que meditam meia hora diariamente se sentem tão revigoradas quanto em uma volta das férias. É assim que eu me sinto quando medito e é essa energia que busco levar ao meu trabalho”

Retorno aos esportes 

Já Agricio Neto (60), Board Advisor do BR Angels, ecossistema de inovação e investimento em startups, comenta que sempre praticou esportes durante sua infância e adolescência, mas por conta da correria da vida adulta deixou as atividades em segundo plano. “Tudo mudou quando percebi a falta que as atividades físicas me faziam. Voltei aos esportes há 25 anos, hoje em dia pratico musculação, tênis e squash de 5 a 7 vezes por semana”, diz. 

Agrício também coloca os esportes como um grande aliado para a sua saúde mental e, consequentemente, para a sua atuação junto à uma organização que engloba outros 400 altos executivos interessados em contribuir com a inovação no país.

“Muitas pesquisas mostram que a longevidade e a felicidade estão ligadas diretamente à qualidade da alimentação, sono, prática esportiva e relações sociais, e eu tento fazer todas. Também gosto de assistir filmes e séries no streaming, essa é uma atividade que faz a minha mente relaxar e me conectar mais com a minha família, recarregando minhas energias para que eu entregue o meu melhor nos compromissos do dia a dia”, finaliza.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *