Ao integrar conteúdo estratégico, automação de processos e gestão orientada por dados, imobiliárias consolidam abordagem para atrair, qualificar e converter clientes com maior precisão

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Nas últimas décadas, a forma como o mercado de trabalho em sua totalidade passou a operar mudou significativamente. De fato, com a digitalização acelerada em relação ao comportamento do consumidor, muitas dinâmicas transformaram-se, e no setor imobiliário, não foi diferente. O inbound marketing, nesse contexto, mostra-se como uma excelente ferramenta estratégica para atrair, engajar e converter potenciais locatários e compradores.
Esse conceito surgiu oficialmente nos Estados Unidos e popularizou-se depois de 2009, com o lançamento do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, intitulado “Inbound marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. O conceito, diferentemente do tradicional, não procura o cliente, e sim o contrário.
Quer dizer, portanto, que as ações desta estratégia de marketing são despertar o desejo e o interesse do cliente, para que eles venham até a empresa conferir o que ela oferece. Nesse contexto, o inbound marketing serve como uma estratégia para atração, conversão e envolvimento do cliente, através da distribuição de conteúdo, por meio de posts em redes sociais, artigos em blogs, e-books, webinars e outras ações.
Qual é a vantagem do inbound marketing no setor imobiliário e como aplicá-lo?
Em suma, o principal benefício do inbound marketing no setor imobiliário é a atração de leads qualificados – processo que reduz os custos de investimento, por exemplo, em campanhas pagas, o que acaba garantindo a construção de uma base de contatos que realmente introduz oportunidades reais de finalização dos negócios.
Nesse sentido, pensando em vendas, por exemplo, em um anúncio de um imóvel, ao invés de colocar somente as suas características, construir um texto em um blog que fala sobre vantagens e desvantagens de viver em determinada localidade promove no imaginário uma série de questões que mexem com o desejo.
Nesse movimento, compreender o funil de vendas também é importante. Ele consiste em três etapas principais: topo, meio e fundo. No primeiro, o foco é atrair visitantes, por meio de conteúdos educativos. No segundo, trabalha-se para converter esses visitantes em leads, a partir de ofertas especiais e informações mais precisas.
No último, o fundo do funil, o objetivo é, portanto, transformar esses leads em clientes. Por exemplo, um e-book sobre como financiar o primeiro imóvel pode atrair os visitantes que estão no topo do funil. Para o meio do funil, pode funcionar um webinar com dicas de como escolher o melhor imóvel. Usar tecnologias, como chatbots, pode ser a chave para a conversão no fundo do funil.
Todavia, para que todas essas estratégias realmente funcionem, contar com um bom software imobiliário é essencial. Em síntese, esta ferramenta permite algo fundamental na atualidade: centralizar informações, gerenciar leads e automatizar processos. A partir dela, então, possibilita-se uma operação de inbound marketing muito mais ágil.
Ao fazer tal integração à rotina da equipe de marketing e vendas, torna-se possível fazer o monitoramento de cada interação dos leads com os conteúdos produzidos, entender seus interesses e identificar o estágio da jornada de compra em que se encontram. No fim, investir em inbound marketing é uma forma inteligente de construir uma presença digital forte, capaz, de fato, de gerar resultados, seja em médio ou longo prazo.