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Estima-se que, até 2027, a infraestrutura relacionada à IA possa consumir até 6,6 bilhões de metros cúbicos de água

À medida que as empresas intensificam seus esforços de marketing digital, o impacto ambiental de campanhas excessivas de e-mail, notificações push e comunicações com uso intensivo de dados contribui significativamente para as emissões de carbono e o consumo de energia.

A Sinch, pioneira na transformação da comunicação por meio de sua Digital Communications Cloud for Customers, acredita que o engajamento eficaz do cliente e a responsabilidade ambiental podem andar lado a lado. Por meio da otimização com IA, segmentação inteligente e uso de canais leves como SMS e RCS, as empresas podem reduzir significativamente sua pegada de carbono digital sem comprometer o impacto de suas estratégias de comunicação.

“Sustentabilidade digital não é uma tendência – é uma necessidade. No entanto, esse tema muitas vezes é negligenciado ou mal compreendido. Na Sinch, ajudamos empresas a se comunicarem de forma eficaz e ambientalmente responsável”, afirma Mario Marchetti, diretor geral da Sinch para América Latina.

Repensando o impacto ambiental da comunicação digital

A maioria dos profissionais de marketing não percebe que cada e-mail enviado, cada imagem gerada por IA e cada interação digital desnecessária aumentam a carga sobre os data centers globais – que demandam grandes quantidades de eletricidade e água para operar. Por exemplo, gerar uma única consulta de IA com 100 palavras pode consumir cerca de 519 mililitros de água. Até 2027, a infraestrutura de IA pode consumir até 6,6 bilhões de metros cúbicos de água em todo o mundo.

Para mitigar esse impacto, a Sinch recomenda quatro ações principais:

“Cada decisão digital que tomamos deixa uma pegada. Escolher estratégias de comunicação eficientes e segmentadas é uma forma prática de reduzir o desperdício digital”, acrescenta o executivo.

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