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Conheça 5 estratégias infalíveis para investir na satisfação do atendimento

A alta rotatividade de funcionários nos pontos de venda é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas. Além de gerar custos com recrutamento e treinamento, a troca constante de colaboradores impacta diretamente a qualidade do atendimento, produtividade do negócio e os custos operacionais, especialmente em setores onde o contato humano é essencial. Para entender como lidar com essa questão, especialistas destacam estratégias eficientes para reter talentos e construir equipes qualificadas.
 

Segundo os especialistas Norma Waichert e Thiago Lupatini a retenção de mão de obra requer esforço contínuo, mas os resultados são compensadores. ”Investir no bem-estar, desenvolvimento e na satisfação dos colaboradores não só reduz a rotatividade, mas também contribui para um atendimento ao cliente de excelência e melhores resultados financeiros”, pontua o casal que à frente de multinegócios, entre eles a rede de alimentação saudável Banana Food, fundada em 2017, na cidade capixaba de Colatina, e com unidades ainda no Rio de Janeiro e Mato Grosso.
 

Confira 5 dicas de como reter mão de obra qualificada nos negócios: 

1. Invista em Treinamento e Desenvolvimento: ofereça treinamentos contínuos, desde a integração inicial até capacitações periódicas. Proporcione também oportunidades para que os colaboradores desenvolvam novas habilidades;
 

2. Ofereça Benefícios Competitivos: além do salário, inclua vantagens como vale-alimentação, assistência médica e descontos em produtos da loja. Considere benefícios inovadores, como parcerias com academias ou programas de bem-estar;
 

3. Promova um Ambiente de Trabalho Saudável: estimule a comunicação aberta, ofereça feedback construtivo e reconheça as conquistas. Crie também canais anônimos para sugestões e reclamações;
 

4. Estruture caminhos claros para promoções e crescimento interno: comunique os critérios para avançar na carreira e realize avaliações de desempenho regularmente;
 

5. Flexibilize e adapte horários: ofereça escalas ajustáveis ou a possibilidade de troca de turnos. Para quem tem filhos ou compromissos pessoais, isso pode ser um fator determinante para permanecer.
 

Sobre:

Advogada com pós-graduação em Direito Previdenciário e pós-graduação em Marketing e Gestão de Pessoas pela PUC, Norma Waichert é fundadora e sócia de multinegócios com forte atuação nas áreas do franchising, alimentação e serviços. Com ampla especialização no setor de food service e sólida experiência no modelo de franquias, Norma combina conhecimentos técnicos e práticos que impulsionam o crescimento e a diversificação de seu portfólio.
 

Graduado em Direito, Thiago Lupatini é um entusiasta e especialista em empreendedorismo com ampla experiência no segmento de franquias, tendo atuado por anos com grandes marcas como Bob’s e Lacqua di Fiori. Sua trajetória lhe conferiu um repertório sólido de práticas operacionais e de mercado.
 


Norma Waichert e Thiago Lupatini

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