O ambiente de negócios brasileiro vive um momento de forte expansão no empreendedorismo. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, foram abertas 1,8 milhão de empresas no país, crescimento de 24,4% em relação a 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A agilidade no registro também avançou, com o tempo médio para abertura caiu para 18 horas em 2024, redução de 38% em relação ao ano anterior.
Apesar desse avanço, especialistas apontam que o maior gargalo para pequenos e médios escritórios contábeis não está mais no registro em si, mas na captação e integração eficiente de novos clientes. Com a digitalização e o aumento da complexidade tributária, cresce a demanda por processos que permitam atender de forma consultiva, sem comprometer a produtividade.
“Nesse cenário, é preciso apostar em ferramentas que centralizem etapas, desde o primeiro contato até a entrega da empresa pronta para operar. O objetivo é reduzir burocracias, minimizar erros e liberar tempo do contador para atuar como consultor estratégico, além de oferecer uma boa experiência ao cliente”, explica Kelly Sgoti, head de Sucesso do Contador da Omie, empresa de tecnologia e gestão empresarial.
Solução para contadores
A Omie conta com a ferramenta Decola CNPJ, que oferece página personalizada, atendimento automatizado, integração em tempo real com o sistema contábil, abertura da conta PJ gratuita, emissão de certificado digital e conciliação automática. Tudo isso agiliza o processo desde o primeiro contato até a formalização, aumentando a produtividade e permitindo que as contabilidades foquem mais no atendimento consultivo. Cerca de 500 escritórios contábeis já utilizam essa solução atualmente.
Ravik Honório, empresário contábil da Kivar Contabilidade e um dos usuários do Decola CNPJ, destaca a agilidade proporcionada: “Com a adoção, aceleramos nosso dia a dia e simplificamos a experiência dos clientes. Integramos informações rapidamente e oferecemos um atendimento mais estratégico desde o primeiro contato”, explica. “A partir da ferramenta, os interessados são captados por uma página personalizada integrada ao sistema de ERP e encaminhados automaticamente ao CRM, facilitando o acompanhamento e a conversão.”, destaca.
Sgoti complementa que, no fim das contas, o que mais importa é a experiência que o contador consegue entregar ao empreendedor desde o primeiro contato, e é isso que o Decola promove. “Quando esse processo é rápido, organizado e sem ruídos, o cliente sente confiança e o escritório ganha tempo para focar no que realmente interessa: apoiar o crescimento do negócio”, conclui.