Experiência e Excelência em jornalismo contábil, tributário e de negócios


 Nova funcionalidade automatiza processos burocráticos, reduz custos operacionais e gera impacto macro para empresas sujeitas a exigências documentais

A burocracia para manter certidões atualizadas é um dos principais desafios operacionais de empresas brasileiras. Com o objetivo de simplificar e acelerar esse processo, a CBRdoc, empresa especializada na gestão e obtenção de documentos em todo o território nacional, acaba de lançar uma nova funcionalidade que automatiza toda a etapa de atualização de certidões.

O recurso representa um salto significativo em produtividade: tarefas que antes exigiam até 250 horas de trabalho e o envolvimento de até nove pessoas agora podem ser concluídas em menos de um minuto, sob supervisão leve de apenas um colaborador. Além do ganho operacional, o custo estimado para atualização de mil documentos cai de cerca de R$ 9,5 mil para aproximadamente R$ 500, o que representa uma economia expressiva em tempo e recursos.

Além disso, é capaz de tornar o processo até 94% mais rápido em comparação ao modelo tradicional. A funcionalidade combina Inteligência Artificial e entrega assistida, permitindo que o usuário envie uma certidão antiga via upload e receba automaticamente a nova versão atualizada, sem preenchimentos ou leituras manuais.

De acordo com pesquisa da Força-Tarefa de Reforma Tributária da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), companhias no país chegam a gastar até R$ 3,59 milhões por ano com a regularização de certidões negativas de débito, especialmente em setores altamente regulados. Um levantamento do Banco Mundial reforça o cenário: no Brasil, as empresas dedicam cerca de 1.501 horas anuais ao cumprimento de obrigações tributárias. Número seis vezes superior à média global de 233 horas.

“Com o novo recurso, a atualização de certidões passa a ocorrer em questão de segundos, unindo agilidade, segurança e confiabilidade em um só processo”, destaca Allan Jorge Mendonça, Co-CEO da CBRdoc.

A CBRdoc já atua com grandes companhias nacionais, entre elas Suzano, Bradesco, Enel e Raia Drogasil, e tem se consolidado como uma das principais referências do setor. A empresa registrou crescimento de 95% no faturamento em 2024 e projeta expansão superior a 80% no volume de documentos enviados em 2025, impulsionada pela adoção do novo sistema automatizado.

“A tecnologia da CBRdoc tem sido um diferencial estratégico na agilidade dos nossos processos de crédito imobiliário, especialmente na obtenção de certidões e na organização documental. A centralização das informações e a significativa redução de tempo nos proporcionam mais segurança jurídica e eficiência operacional”, destaca Ailos, cliente da empresa.

Com a crescente digitalização e as demandas por compliance, auditorias e transparência regulatória, soluções automatizadas como a da CBRdoc se tornam cada vez mais estratégicas. Além de reduzir custos invisíveis, como retrabalhos e entraves administrativos, a automação libera as equipes para atividades de maior valor agregado, melhora o controle sobre prazos e documentos e minimiza riscos de penalidades por falhas de regularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *