O uso da tecnologia proporciona a coleta de dados importantes para melhores tomadas de decisões estratégicas

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A logística é parte fundamental do mundo corporativo. É por meio dela que toda a produção de uma empresa, independentemente do ramo, é escoada, conectando os produtos com seus clientes. Sendo assim, fatores como economia e velocidade são essenciais para manter a competitividade.
Para tanto, estratégias específicas são necessárias. Uma boa estratégia logística leva em conta fatores como demanda, estoque, sazonalidade, rotas de entrega, entre outros. O objetivo é a economia de tempo, redução nas perdas e nas falhas e resposta rápida frente aos imprevistos, reduzindo desta forma os gargalos negativos da operação.
Para tanto, o investimento em tecnologia e automação é primordial. O uso de equipamentos inteligentes e automatizados reduz o risco de falhas humanas e aumenta a produtividade. Utilizar o equipamento correto em determinados pontos do processo pode garantir muita vantagem competitiva.
Usando a automação a favor
Alguns exemplos de automação passam desde a fase do picking até mesmo processos burocráticos como a emissão de notas fiscais. Recorrer à automação nos principais gargalos da operação faz com que o tempo seja melhor aproveitado, ao mesmo tempo que libera pessoal para trabalhar em outras etapas do processo.
Este modelo leva geralmente o nome de gerenciamento de armazéns, ou WMS. Além de automatizar a separação, é também capaz de gerenciar estoques, como nas etapas de entradas e saídas. Na prática, tem a importante tarefa de manter o inventário atualizado em tempo real, algo primordial na organização.
Ainda em termos de tecnologia, adotar softwares capazes de fazer a gestão de transporte é importante para acompanhar rotas e entregas em tempo real. Desta forma, é possível resolver imprevistos na entrega no momento adequado, entre outras questões. Este acompanhamento garante prazos muito mais fidedignos, o que se traduz em mais satisfação por parte do cliente.
Técnicas consagradas ainda são de grande valia
Contudo, antes mesmo de optar por técnicas avançadas ou tecnológicas de estoque, é interessante também recorrer aos métodos famosos e bem estabelecidos para alcançar melhorias. O Just in Time e o Kanban prezam pelo estoque baixo e pelo fluxo ideal de trabalho, e podem ser estratégias de enorme valia para a empresa.
Indicadores e padronização são importantes
Por fim, estar sempre de olho nos indicadores de desempenho é o que permite ver se as estratégias aplicadas estão dando certo ou não. Estes marcadores podem ser os custos, isto é, se estão dentro do tolerável, se os prazos estão dentro do esperado, entre outros indicadores importantes. Isso permite mudar a rota da estratégia, caso seja necessário.
No mais, manter um estoque organizado e bem padronizado é uma das estratégias mais acertadas dentro da logística. Para tanto, padronizar os produtos com código EAN, por exemplo, ajuda tanto na separação, no picking, como mesmo até mesmo na organização dos produtos nos locais corretos.
Nos dias atuais, trabalhar com os dados corretos é algo incontornável. Bons indicadores e padronização permitem decisões mais acertadas e um planejamento muito mais adequado. Adotar as estratégias corretas é algo que pode variar de empresa para empresa, mas é certo que são elas as responsáveis por mais eficiência operacional e satisfação do cliente.