Os profissionais contábeis de todo o Brasil devem estar cientes do prazo para o envio das justificativas relativas às pontuações no Programa de Educação Profissional Continuada -PEPC de 2024, que está se esgotando. Todos os contadores que se enquadram na NBC PG 12 (R4) e não atingiram a pontuação mínima de 40 pontos têm até 31 de agosto de 2025 para apresentar suas justificativas ao Conselho Regional de Contabilidade -CRC da sua jurisdição.
As justificativas enviadas serão analisadas pela Comissão de Educação Profissional Continuada ou pela Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC local, que determinará a penalidade aplicável, caso necessário. A não apresentação de justificativa pode resultar em sanções severas, que incluem a baixa do registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis -CNPC e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes -CNAI, além de sujeitar o profissional a processos de fiscalização e ético-disciplinares.
O PEPC, um programa do Conselho Federal de Contabilidade -CFC, tem como objetivo a atualização e o aprimoramento das competências técnicas e profissionais dos contabilistas. A participação no programa é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e reforçar a confiança do público na atuação da profissão contábil. Para isso, é necessário cumprir com, pelo menos, 40 pontos anuais, sendo 12 pontos obrigatórios para a aquisição de conhecimento, conforme estipulado pela NBC PG 12-R4.
Os profissionais devem verificar se estão sujeitos aos requisitos do PEPC, participar das atividades pertinentes e escolher instituições e eventos credenciados. É igualmente vital manter os comprovantes das atividades realizadas para a devida prestação de contas. Após isso, o registro das atividades e a anexação dos comprovantes podem ser feitos diretamente no sistema EPC Web do CFC/CRCs.
Não deixem para a última hora! Assegurem-se de que suas justificativas sejam enviadas dentro do prazo estipulado para evitar complicações futuras. A regularidade e a atualização profissional são essenciais para o sucesso na carreira contábil.
Da Redação do Portal Dedução