O evento online e gratuito acontece ao longo do mês de setembro e contará com oportunidades em companhias como Afya, Ambev, COFCO, CSN, EY, Globo, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz Do Brasil, RD Saúde, Stone, SulAmérica, Teleperformance, Vero e Vivo
Mais de 18,6 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência, o que corresponde a quase 9% da população com idade igual ou superior a dois anos. O indicativo faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022, divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O levantamento também destaca que esse grupo está menos inserido no mercado de trabalho e nas escolas, o que reflete no acesso à renda.
Segundo o IBGE, apenas 26,6% de pessoas com deficiência encontraram espaço no mercado de trabalho, e cerca de 55% desses profissionais trabalham em situação de informalidade. Para ajudar a reverter este cenário, a Egalite, startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência, realiza a 6ª edição da maior feira online e gratuita de empregabilidade para o público: a Inclui PcD. Pela primeira vez, o evento acontecerá durante todo o mês de setembro, em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência — celebrado em 21 de setembro. Para oficializar o início do cronograma de divulgação de vagas e seleções, este ano, a plataforma irá realizar uma sequência de painéis online sobre pautas de diversidade e inclusão nos dias 02 e 03 de setembro.
A Inclui PcD surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia no mercado de trabalho e reuniu um total de 35 mil vagas ao longo de suas edições. Em 2024, foram 100 empresas participantes, 5 mil candidatos inscritos nas vagas e mais de 15 horas de conteúdos de capacitação. Para 2025, a expectativa é oferecer mais de 8 mil vagas em companhias como Afya, Ambev, COFCO, CSN, EY, Globo, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz Do Brasil, RD Saúde, Stone, SulAmérica, Teleperformance, Vero e Vivo, entre outros. Os postos de trabalho são em diferentes áreas e regiões, além de níveis, cargos e modelos distintos.
Assim como nas edições anteriores, o encontro segue no formato digital, com lives e palestras das empresas participantes e de parceiros de conteúdo, como a Petrobras. A programação é destinada aos 100 mil candidatos cadastrados na base da Egalite, que, ao longo dos seus 15 anos de atuação, tem desempenhando um papel de forte impacto social e já incluiu 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“Ao longo das cinco edições da Inclui PcD, assumimos o compromisso de conscientizar profissionais de RH, gestores e empregadores sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho. Enxergamos na feira uma oportunidade de gerar impacto positivo no sistema de contratação e incentivar boas práticas na cultura corporativa, a partir da promoção de ações e soluções que valorizem a diversidade no quadro das empresas”, comenta Guilherme Braga, CEO da Egalite.
Nesse sentido, a Inclui PcD realiza a missão da startup de viabilizar o acesso a vagas de emprego e capacitação para pessoas com deficiência e empresas. A feira conecta, por meio de plataforma digital e consultoria de diversidade, os públicos e atua diretamente no combate ao preconceito no mercado de trabalho, capacitando as organizações e atribuindo protagonismo profissional às pessoas com deficiência. As empresas e candidatos interessados em participar da Inclui PcD podem se inscrever e cadastrar vagas gratuitamente no site da feira (disponível no link).
Serviço Inclui PcD
Quando: Setembro de 2025
Formato: online
Preço: gratuito para empresas e pessoas com deficiência
Sobre a Inclui PcD:
A feira é a maior de empregabilidade para o público com deficiência do mundo e acontece em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Nas cinco edições do evento foram 35 mil vagas totais. A feira é realizada pela startup especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho Egalite e aposta em conexão, inclusão e capacitação. Assim, o evento é uma ponte entre esses profissionais e as empresas, atribuindo autonomia e protagonismo às pessoas com deficiência.